Páginas

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Experimento de Michelson e Morley


Postagem de Jilvana Ferreira, Jociene Vieira, Larisse Pereira, Leidiane Santos e Tainara Santos.


    

QUESTÕES PROPOSTAS:

1. No contexto histórico do experimento de Michelson- Morley a física clássica havia chegado ao seu estado absoluto - ou seja, os físicos achavam que não havia mais nada para se descobrir e adicionar. Uma destas idéias era a do Éter. Diante do contexto da época - final do século XIX, explique o que é o Éter.

2. O objetivo principal do experimento de Michelson-Morley fora comprovar a existência do Éter – elemento de alto cunho filosófico utilizado para substituir a idéia do vácuo, no entanto ocorreu o inverso: fora comprovado que, verdadeiramente, a idéia do éter é equivocada. Entretanto, não se pode considerar que foi um fracasso, pois, em contrapartida, certificou que a velocidade da luz é invariável - não modifica por conta do referencial. Explique, exemplificando através do experimento, como foi possível observar esta invariância.


3. Na época do experimento de michelson-morley, acreditava-se que a luza era apenas onda e, portanto não poderia viajar em espaço vazio, por isso ir de encontro com a teoria aceita e, portanto era necessária a presença do éter no espaço, a partir explique qual é conceitue ondas levando em consideração a necessidade da existência de uma meio para estas viajarem pelo espaço ?



- Dúvidas? Confira nosso slide!


6 comentários:

  1. Resposta da primeira questão:

    O éter era uma espécie de fluido que preenchia todo espaço o vazio existente no universo.

    Grata,
    Andreza Pires

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Deza... E vale ressaltar que o Éter veio a preencher essa lacuna porque a luz era compreendida como onda luminosa, e toda onda precisa de um meio para se propagar, então, como explicar que a onda sonora não se propaga no vácuo e a luz não possui essas mesma característica? Então a luz não seria onda? Como preencher essa lacuna? Como explicar que a luz se propaga no vácuo, sem um meio material capaz de transportar suas ondas? Diante disso, o Éter é uma espécie de "preenchedor de lacunas" para algo que posteriormente veio modificar esse conceito sobre o comportamento da luz.

      Excluir
  2. As discussões com respeito a luz depois do experimento de Hertz e as considerações de Maxwell foram intensificadas. Uma discussão que emergiu foi a respeito do Éter. As ondas, até então, comumente tinham lugares- meios- por onde se propagar, as ondas no mar- a água-, as ondas sonoras- ou ondas mecânicas- o ar. Mas qual seria o meio por onde a Luz passaria? O Éter.
    Michelson e Morley com o experimento queriam provar a existência do Éter. Eles começaram com a idéia de duas situações, considerando dois percursos diferentes:
    1. O interferômetro em repouso com relação ao “espaço absoluto”.
    2. O interferômetro em movimento com relação ao “espaço absoluto”.
    Na primeira situação a luz partiria de um ponto- o interferômetro em repouso – para dois espelhos e chegariam num mesmo ponto ao mesmo tempo.
    Já na segunda situação o tempo que a luz demoraria para sair do interferômetro até chegar ao ponto final do percurso seria diferente, haveria uma discrepância. O que se pensou foi que no espelho que se encontra na linha de movimento do interferômetro a luz demoraria mais tempos para retornar.
    Observe a animação que encontrei nesse site- o que queria se observar: http://pion.sbfisica.org.br/pdc/index.php/por/Multimidia/Simulacoes/Fisica-Moderna-e-Contemporanea/Experimento-de-Michelson-Morley
    está ao final da pagina.

    O engraçado disso foi que o previsto teoricamente não foi verificado na pratica. O tempo que a luz percorreu as duas situações foi constante, mas algo variou. Observou-se que houve uma contração dos corpos- esse conceito de contração dos corpos foi comumente utilizado por Einstein quando se teorizou a relatividade.
    Nesse experimento e de outros físicos no mesmo período histórico não se conseguiu encontrar uma variação da velocidade da luz, e as teorias com respeito do éter não deixavam de ter suas ambigüidades. O chato disso tudo é que o experimento de Michelson e Morley não é tão referenciado por vários físicos como uma colaboração essencial para a relatividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito boa sua resposta, lucas A... Achei a animação bem pertinente.

      Excluir
  3. Ondas são oscilações ou perturbações que se propagam no espaço ou em um determinado meio. Essas ondas transferem energia de um ponto a outro, mas nunca matéria.
    A experiência de Michelson-Morley foi de suma importancia para que se comprovasse que assim como as ondas de água necessitam de um meio para percorrer as ondas sonoras também precisam. Sua teoria teve grande peso na luta contra a teoria do éter luminífero, esse que seria o meio de propagação das ondas sonoras.

    ResponderExcluir