Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Aceleradores de Partículas

Equipe: Andreza Aparecida, Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Lucas Moura e Taíle Guerreiro
Apresentação slide:
Disponível também em: Aceleradores de partículas.


Diante da apresentação realizada em sala de aula acerca dos aceleradores de partículas elaboramos os seguintes questionamentos abertos a discussão:

1) Ao contrário do Linac, o ciclotron definiu-se por órbitas circulares, trajetórias em seu interior, geradas por eletroímãs dispostos em forma circular no acelerador. Deste modo identifique as forças que atuam no ciclotron durante seu funcionamento explicando sua ação em relação a partícula.


2) Os raios catódicos possuem uma propriedade que auxilia a entender as colisões das partículas em um acelerador. Qual seria essa propriedade e qual a real colaboração da mesma nos aceleradores de partículas?


3) Foram apresentadas as partículas fundamentais e como os diferentes tipos de aceleradores funcionam, assim como seu objetivo, com base no seminário diga qual é o objetivo principal do acelerador de partículas e como é o processo de estudo dos resultados obtidos.

Um comentário:

  1. Resposta para a 3º questão:

    O acelerador de partículas produz feixes de átomos, elétrons e outros tipos de partículas e tem como objetivo fazer com que essas mesmas partículas, eletricamente carregadas, entrem em colisão a partir do aumento da velocidade das mesmas. Esse aumento de velocidade só é possível por conta da forças eletromagnéticas.
    As partículas, são lançada a um determinado ponto, e nesse ponto existem instrumentos que registram quando as mesmas se colidem.
    A análise dessas colisões levam a, por exemplo, entender as partículas posteriormente à isso, leva também à entender a composição química dos alvos onde essas colisões acontecem. É importante ressaltar que muitas informações que a ciência tem hoje sobre átomos e outras partículas é proveniente dessa colisão de partículas nos aceleradores de partículas.

    Existem também os aceleradores de partículas "convencionais" que servem para a televisão, um tubo que forma a imagem e etc...
    Acho que é basicamente isso.

    ResponderExcluir