Páginas

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Experimento de Rutherford-Bord

Para visualizar o slide da apresentação clique aqui.

Representação do experimento de Rutherford



Questões propostas para discussões, referente ao tema abordado.

1-  No meio científico, é comum a existência de pesquisas que se complementem. Mesmo que determinadas pesquisas pudessem ser tidas como errôneas posteriormente, elas tiveram seu papel ao longo da construção de outros estudos. Tomando exemplo os resultados do modelo atômico de Rutherford-Bohr, é visível que as pesquisas em torno do tema foram realizada tendo em vista resultados obtidos anteriormente. Ainda que o experimento de Rutherford tenha sido revolucionário, ele recebeu algumas melhorias posteriores por intermédio de Bohr. Em que se constituía tais melhorias e como o pesquisador chegou até as mesmas? Ainda assim, o modelo recebeu críticas da comunidade científica depois da intervenção de Bohr? Se sim, quais?


2 - Tendo conhecimento do experimento de Rutherford, na qual se resume em bombardear uma fina lâmina de ouro com partículas alfa emitida pelo polônio, o mesmo descobriu que muitas partículas atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio, e alguma sofriam desvio. A partir disso qual foi a conclusão de Rutherford perante esse experimento?


3 - Qual a relação de contribuição do princípio da incerteza de Heisenberg para o modelo atômico de Rutherford-Bohr, assim como a mecânica quântica?


Componentes: Arthur Esdras, Débora Rezende, Jade Saba, Lucas Rocha, Luiz Gomes, Tina Mara.

9 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. 2 - Rutherford com esse experimento conclui que o átomo não era maciço, que havia espaços que foi o que proporcionou a passagem sem desvio das particulas alfa. Ja as particula que foram desviadas se chocaram com regiões do átomo de ouro mais pesadas que elas e de carga também positiva.

    ResponderExcluir
  3. Sendo assim ele concluiu que a carga positiva do átomo não estava distribuída por todo o átomo, como acreditava Thomsom, mas concentrada em uma região central, um núcleo maciço e responsável pela quase totalidade da massa do átomo, e milhares de vezes menor que a região que o cerca, a eletrosfera.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. 1 - De fato, o modelo de Rutherford foi aperfeiçoado por Bohr. Bohr explicou como os diferentes níveis de energia na eletrosfera impediam os elétrons de cair como um meteoro no núcleo. O que possivelmente aconteceria se o átomo se comportasse como um sistema solar como afirmava Rutherford. Assim, a idéia do átomo maciço e indivisível foi descontruida.

    ResponderExcluir
  6. Essa teoria de Bohr sobre o átomo, fez com que ele recebesse premio Nobel, e essa teoria partiu do modelo atômico de Rutherford, segundo o qual o átomo é formado por um núcleo compacto cercado por uma nuvem de elétrons mais leves.

    Á partir disso, o modelo de Bohr fez uso da teoria quântica e da constante de Planck, para estabelecer que um átomo emite radiação eletromagnética apenas quando um elétron salta de um nível quântico para outro. Esse modelo foi fundamental para os desenvolvimentos futuros da física atômica teórica.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. 1 - Bohr incorporou aspectos energéticos da energia de Planck e do efeito fotoelétrico de Einstein no modelo de Rutherford.
    Ele concluiu que os atomos muitissimo pequeno mas que concentra a maior parte da massa atomica,que os eletrons estão dispostos numa nuvem ao redor do nucleo.Além disso, ele comparou esse modelo ao sitema solar sendo o sol o nucleo e os planetas os eletrons girando ao redor do nucleo. Bohr ainda resolveu o problema de colisão do eletron com o nucleo.

    ResponderExcluir