Páginas

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

EXPERIMENTO DE MILIKAN – EXPERIÊNCIA DA GOTA DE ÓLEO



Se você tem curiosidade em saber como e quem conseguiu descobrir a carga elétrica do elétron tenha certeza, esse é o lugar certo!

Para que você consiga responder as questões propostas veja os materiais disponíveis nos links abaixo.
                 Nosso slide da Apresentação em sala.
                 Nosso Vídeo Introdutório
                Vídeo do Experimento da Gota de Óleo. 


Questões Propostas

1 – Sabe-se que o nome de Robert Milikan tornou-se sinônimo de progresso cientifico pela descoberta da carga elementar do elétron. Como Milikan chegou à conclusão de que tal valor seria 1,6x10-19 C? Explique, ressaltando a importância de Towsend, Wilson e, sobretudo de Thomson para a consolidação dessa descoberta. 

2 – A experiência da gota de óleo foi realizada para medir a carga elétrica do elétron e consistia no estudo de gotas eletrificadas sob ação da gravidade e sob um campo elétrico. Nesse experimento, Milikan observou através do microscópio que, estando entre duas placas de metais, algumas gotículas subiam, enquanto outras desciam. Explique o movimento desordenado das gotículas de óleo.

3 – O que a experiência da gota de óleo permitiu a Milikan concluir sobre a carga elétrica? Explique. 


Equipe: Ariana Mota, Priscila Silva, Nádia Morais, Ramona Carvalho e Suélen Costa.

3 comentários:

  1. 1 – A experiência da gota de óleo tinha exatamente o objetivo de medir essa carga: através da experiência de balancear as forças elétricas e gravitacionais de minúsculas gotas de óleo carregadas entre dois eletrodos de metal, Milikan chegou a esse valor (1.6 x 10^-19C), que era uma constante dos valores que ele obtia em diferentes gotas. Mas esse experimentos só foi possível graças às tentativas anteriores de Townsend, Wilson e Thomson, que já haviam tentado da mesma maneira descobrí-la, porém seus métodos que falharam para a busca desse objetivo. O que Milikan introduziu a essa ideia foi usar gotas de óleo ao invés de água (que naturalmente evapora), o uso de um borrifador, carregá-las por atrito e observar os tempos de subida e descida.

    2 - Como explicado, o experimento consiste na organização de duas placas paralelas horizontais com uma diferença alta de potencial entre ambas. Uma gota de óleo estando carregada eletricamente pode se movimentar entre esses campos. A desordem do movimento das gotículas é proveniente da variação de potencial, essa vai determinar o tipo de movimento que a gota de óleo vai adotar.

    3 - Milikan com seu esperimento buscava medir a carga elétrica do eletron e para tal ele se baseou no estudo de gotas eletrificadas sob a ação gravitacional simultaneamente a um campo elétrico.
    Primeiramente usando agua, observou que a mesma evaporava rapidamente, então a substituiu por óleo foi então que observou que conforme adquiriam mais carga estas sofriam variações em seu movimento de queda, foi então que ele mediu a quantidade de carga que provocava a menor alteração possível ele interpretou ser ela exatamente a carga de um eletron.
    Ao repetir o experimento em várias gotas, percebeu uma multiplicidade de uma constante, sendo este número a carga de um único eletron. Descobrindo ele assim a carga de um eletron atraves do experimento das goticulas de oléo.

    ResponderExcluir
  2. 2- A gota foi suspendida, por ação de um campo elétrico atraindo para cima e a força gravitacional puxando para baixo. Por este motivo algumas gotas eram atraídas para cima e outras para baixo.
    3- Ele pode determinar a carga da gota e o valor do campo elétrico. Pode também mostrar que as cargas da gota é quantizada, ou seja, com valor 'mais' ou 'menos'.

    ResponderExcluir
  3. Boas respostas! Mas, caso não tenha ficado claro a questão 3 é importante destacar que através desse experimento Milikan chegou a conclusão de que a carga elétrica é quantizada, isso quer dizer que qualquer carga é sempre um múltiplo inteiro da carga fundamental do elétron.

    ResponderExcluir