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terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Experimento de Hertz

Equipe: Jefferson Brito, Laís Pâmela, Pâmela Oliveira.





Imagem 1: Experimento de Hertz




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Questões Propostas:


1) À primeira vista o efeito fotoéletrico tem uma explicação simples. A onda eletromagnética transfere energia ao elétron. Uma parte dessa energia é usada para realizar trabalho (w) de extração do elétron; o restante  transforma-se em energia cinética (Ec) do elétron. Porém os resultados desse experimento foram intrigantes do ponto de vista da Teoria Clássica. Portanto, qual o empate da Teoria Clássica e da Mecânica Quântica nesse experimento? 

2) Em que o experimento de Hertz contribuiu para a comunidade científica no que diz respeito aos estudos da Física Clássica e Quântica ?

3) Visando o prévio entendimento do Experimento de Hertz e o Efeito Fotoelétrico,  em que momento da realização do primeiro experimento, pode-se enxergar a presença do efeito fotoelétrico?


Referencias:
Imagem 1:http://aeradoespirito.sites.uol.com.br/A_ERA_DO_ESPIRITO_-portal/ARTIGOS/Imagens/Boletim_504_2.jpg

4 comentários:

  1. Resposta da segunda questão:

    As ondas eletromagnéticas haviam sido teoricamente previstas por Maxwell, mas somente o experimento de Hertz comprovou a existência das mesmas. Devido à onda eletromagnética ser fruto da oscilação perpendicular entre campos elétricos e magnéticos e posteriormente a confirmação da luz como radiação eletromagnética, os resultados de Hertz contribuiram para a unificação da eletricidade, magnetismo e óptica em torno de uma teoria eletromagnética.

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    1. Isso, Moura! Só deixando mas claro, o grande embate entre a teoria clássica e a mecânica quântica, foi o fato de que, na teoria clássica, os experimentos eram realizado, a partir de perspectiva das ondas magnéticas, que possuíam comprimento e eram perpendiculares, já na mecânica quântica, aparece ideia de fóton e os pacotes de foto, que seriam partes dessa onda.

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  2. Primeira questão:

    No experimento fotoelétrico, quando era emitida a luz azul na placa de metal ocorria a excitação dos elétrons, no entanto quando foi emitida uma luz de intensidade maior - cor vermelha, por exemplo- os elétrons não eram "liberados", este fato contrariou a teoria clássica que compreendia que a energia das ondas de luz dependiam exstritamente da intensidade da coloração. Entretanto, o que a teoria quântica vai afirmar que é, independente da coloração, o que determina a energia é a frequência da onda e esta que vai definir o grau de excitação dos elétrons nas placas de metais. Esta teoria foi mais desenvolvida por Planck com a equação de definia que a frequência é proporcional ao grau de energia.

    Att,

    Larisse Pereira.

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  3. Bom, o efeito fotoelétrico sendo a emissão de elétrons de um material metálico, quando ele é submetido à radiação eletromagnética, provocada pela emissao de fótons.

    No eletromagnetismo clássico, aumentar a intensidade da luz significa aumentar a intensidade do campo elétrico E da luz. Já que o módulo da força aplicada no elétron é eE, a energia cinética dos elétrons deveria aumentar se aintensidade da luz aumentasse, o que produziria fotoelétrons com Kmax maiores, o que é mostrado no resultado experimental.

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