Páginas

domingo, 10 de julho de 2011

Georg Simon Ohm


Postagem de Jilvana, Jociene, Larisse, Tainara e Taíle.








<https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhHZsK3i-NMNsY_i6_J6PJ0YKi7-_L786nQPhXpPxHKQjTBpHuBDQMJdAMTTrAYeSEe9lYWnE4Js6X3hgWeikEuZ86AUdQNUdUds8tX_-2o9HP4WiZLHO-x7Ip0x4zM5hqBQnl53pupjBFi/s1600/tackle_narrowweb__300x431%252C0.jpg>


Antes de iniciarmos nossa passagem pela a vida de Georg Simon Ohm, olhe bem essa foto. Você deve estar se perguntando: "O que isso tem a ver com o Ohm?" ou "É física ou futebol americano?". Mas não se engane, essa imagem é uma ótima analogia para o que Georg Simon chamou de resistência elétrica.
A resistência é - de maneira geral - uma grandeza que expressa a capacidade que determinado material  possui contra a passagem da corrente elétrica. Certamente, os moços que estão exercendo resistência terão a capacidade de impedir a passagem do adversário, no entanto, se hipoteticamente fosse o inverso, provavelmente pelo menos um jogador conseguiria passar. Na física, de modo semelhante isso acontece, a resistência limita a passagem da corrente, não necessariamente impede a passagem da corrente em sua totalidade. No entanto, restringir o conceito de resistência a somente oposição à passagem da corrente não é   o adequado, porquanto a resistência pode variar também de acordo com o número de portadores de carga contidos no material, ou seja, quanto maior o número de portadores de cargas, melhor será realizada a passagem da corrente e, portanto, menor será a resistência. Os usufruidores de cargas podem ser comparados com bolas de gude que, em maior quantidade, fluem melhor numa ladeira, por exemplo. Semelhantemente é a corrente, se houveram mais portadores de cargas, sua fluidez será facilitada.
Em experimentos laboratoriais, Georg Simon analisou o processo de oposição à corrente num circuito elétrico e enunciou duas leis que conseguem mensurar o grau de resistência elétrica de um material num circuito elétrico. Tais leis são a Primeira Lei de Ohm e a Segunda Lei de Ohm. A primeira propicia a cálculo do grau de resistência num circuito elétrico e a posterior supre a questão da especificidade de cada material exercedor de resistência.

Gostou de Georg Simon? Clique aqui!



<http://mariocampello.files.wordpress.com/2011/06/bolinha_de_gude-207-1.jpg>

 <http://www.ssplprints.com/lowres/43/main/11/89921.jpg>



4 comentários:

  1. Ótima representação e exemplificação da resistência elétrica e síntese sobre a biografia de OHM, e suas descobertas para o mundo da física.

    ResponderExcluir
  2. Bem é... Comentar meu trabalho é uma coisa estranha não?rs'

    ResponderExcluir
  3. O trabalho é da minha equipe, mas vou comentar:
    Antes de tudo, tentamos colocar uma breve introdução sobre o principal foco dos estudos de Ohm (a resistência). O método utilizado foi de analogias. O conceito de resistência -pelo menos ao meu ver- é um tanto complicado de se explanar com total coerência, portanto acredito que exista alguns erros conceituais ou, simplesmente, esteja incompleto.

    No mais, foi o melhor que podemos expressar sobre a importância e a biografia de Georg Simon Ohm. Espero que gostem!

    ResponderExcluir
  4. Olá!

    A postagem de abertura foi bastante criativa, porém a segunda parte não ficou com o mesmo perfil.
    Abraços,

    dph

    ResponderExcluir