Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Efeito Fotoelétrico: Que "bicho" é esse ?

Algumas pessoas desconhecem o termo, outras já ouviram falar, mas não tem ideia do que realmente seja o efeito fotoelétrico. Pois bem, imagine que você esteja há tempos numa fila única de uma loja para adquirir os produtos que estão em 50% de liquidação.
De repente, ouve-se um anúncio que a loja ao lado está ofertando 95% de liquidação em toda loja, e ao adquirir acima de sete produtos, você leva impreterivelmente uma TV de 42 polegadas de uma marca de qualidade. Logo, desesperadamente a fila que você se encontrava há horas esvaziou-se, pois, todos foram na outra loja comprar os produtos mais em conta.

Analogamente, ocorre no efeito fotoelétrico. Neste, para que os elétrons se movam para outro "lugar", é necessário que haja uma excitação, como ocorreu com os consumidores desesperados por promoção no exemplo utilizado.
É perceptível que somente uma promoção com um atrativo superior ao da antiga fila fez com que as pessoas se direcionassem à outra promoção. No efeito fotoelétrico, a frequência da onda relacionada à constante de Plank - constante do valor de cada "pacote" de energia"- deve ter uma energia suficientemente superior à energia que faz com que estes elétrons se "deslocam". Ou seja, os elétrons só sairão de seus locais de origem se receberem uma energia suficiente (energia superior a energia de arranque).

Imagem 1. Liquidação









Quer saber mais? Clique aqui e se aprofunda no efeito!

Postagem de Jilvana Ferreira, Jociene Vieira e Larisse Pereira.

Um comentário: