Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

EFEITO FOTOELÉTRICO
Com base nos estudos de tal efeito e na simulação deste por meio virtual, adquirimos alguns conhecimentos que apresentamos neste link: Click aqui

Equipe: Gabriel Gomes, Gustavo Almeida, José Ricardo, Raniere Costa e Ruan Vieira.

Efeito Fotoelétrico: Que "bicho" é esse ?

Algumas pessoas desconhecem o termo, outras já ouviram falar, mas não tem ideia do que realmente seja o efeito fotoelétrico. Pois bem, imagine que você esteja há tempos numa fila única de uma loja para adquirir os produtos que estão em 50% de liquidação.
De repente, ouve-se um anúncio que a loja ao lado está ofertando 95% de liquidação em toda loja, e ao adquirir acima de sete produtos, você leva impreterivelmente uma TV de 42 polegadas de uma marca de qualidade. Logo, desesperadamente a fila que você se encontrava há horas esvaziou-se, pois, todos foram na outra loja comprar os produtos mais em conta.

Analogamente, ocorre no efeito fotoelétrico. Neste, para que os elétrons se movam para outro "lugar", é necessário que haja uma excitação, como ocorreu com os consumidores desesperados por promoção no exemplo utilizado.
É perceptível que somente uma promoção com um atrativo superior ao da antiga fila fez com que as pessoas se direcionassem à outra promoção. No efeito fotoelétrico, a frequência da onda relacionada à constante de Plank - constante do valor de cada "pacote" de energia"- deve ter uma energia suficientemente superior à energia que faz com que estes elétrons se "deslocam". Ou seja, os elétrons só sairão de seus locais de origem se receberem uma energia suficiente (energia superior a energia de arranque).

Imagem 1. Liquidação









Quer saber mais? Clique aqui e se aprofunda no efeito!

Postagem de Jilvana Ferreira, Jociene Vieira e Larisse Pereira.

Efeito Fotoelétrico

Você sabia que as portas automaticas dos edificios funcionam conforme o efeito fotoeletrico?
Para saber mais sobre esse efeito que deu a Einstein o prêmio Nobel, clique aqui.
Foi atraves de seu trabalho que o desenvolvimento da ciência nuclear deu uma grande avanço.

Boa leitura!

Efeito Fotoeletrico

Olha nós de novo aqui. Pois é. Hoje nós temos um relato sobre umas experiencias virtuais que fizemos. Espero que gostem.
Clique aqui para vê

Trabalho realizado por: Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Taíle Guerreiro, Tainara Souza

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Efeito fotoelétrico


Clique AQUI para ver os resultados obtidos em laboratório por Andreza Pires, Debora Rezende, Jade Saba e Lucas Moura.