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quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Experimento de Rutherford-Bord

Para visualizar o slide da apresentação clique aqui.

Representação do experimento de Rutherford



Questões propostas para discussões, referente ao tema abordado.

1-  No meio científico, é comum a existência de pesquisas que se complementem. Mesmo que determinadas pesquisas pudessem ser tidas como errôneas posteriormente, elas tiveram seu papel ao longo da construção de outros estudos. Tomando exemplo os resultados do modelo atômico de Rutherford-Bohr, é visível que as pesquisas em torno do tema foram realizada tendo em vista resultados obtidos anteriormente. Ainda que o experimento de Rutherford tenha sido revolucionário, ele recebeu algumas melhorias posteriores por intermédio de Bohr. Em que se constituía tais melhorias e como o pesquisador chegou até as mesmas? Ainda assim, o modelo recebeu críticas da comunidade científica depois da intervenção de Bohr? Se sim, quais?


2 - Tendo conhecimento do experimento de Rutherford, na qual se resume em bombardear uma fina lâmina de ouro com partículas alfa emitida pelo polônio, o mesmo descobriu que muitas partículas atravessavam a lâmina de ouro sem sofrer desvio, e alguma sofriam desvio. A partir disso qual foi a conclusão de Rutherford perante esse experimento?


3 - Qual a relação de contribuição do princípio da incerteza de Heisenberg para o modelo atômico de Rutherford-Bohr, assim como a mecânica quântica?


Componentes: Arthur Esdras, Débora Rezende, Jade Saba, Lucas Rocha, Luiz Gomes, Tina Mara.
Experimento de Thomas Young - A Dupla Fenda

Equipe: Gabriel Gomes, Gustavo Almeida, José Ricardo, Raniere Costa e Ruan Vieira

Um experimento que foi bastante importante para a física moderna foi o da dupla fenda, realizado pelo físico Thomas Young. Para acessar a apresentação do trabalho clique AQUI.

 Questionário sobre o experimento da dupla fenda:

1) O que é a difração e porque essa é uma das características das ondas?

2) Como o anteparo por trás do bloco com duas fendas ficou durante o experimento? Como isso demonstra a natureza ondulatória da luz?

3) No que isso contribuiu para se compreender, futuramente, o movimento das partículas atômicas e o fato de elas nunca pararem e caírem no núcleo?

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Experimento de Hertz

Equipe: Jefferson Brito, Laís Pâmela, Pâmela Oliveira.





Imagem 1: Experimento de Hertz




Para ficar por dentro da apresentação, click aqui!

Questões Propostas:


1) À primeira vista o efeito fotoéletrico tem uma explicação simples. A onda eletromagnética transfere energia ao elétron. Uma parte dessa energia é usada para realizar trabalho (w) de extração do elétron; o restante  transforma-se em energia cinética (Ec) do elétron. Porém os resultados desse experimento foram intrigantes do ponto de vista da Teoria Clássica. Portanto, qual o empate da Teoria Clássica e da Mecânica Quântica nesse experimento? 

2) Em que o experimento de Hertz contribuiu para a comunidade científica no que diz respeito aos estudos da Física Clássica e Quântica ?

3) Visando o prévio entendimento do Experimento de Hertz e o Efeito Fotoelétrico,  em que momento da realização do primeiro experimento, pode-se enxergar a presença do efeito fotoelétrico?


Referencias:
Imagem 1:http://aeradoespirito.sites.uol.com.br/A_ERA_DO_ESPIRITO_-portal/ARTIGOS/Imagens/Boletim_504_2.jpg

Aceleradores de Partículas

Equipe: Andreza Aparecida, Gabriel Oliveira, Lucas Almeida, Lucas Moura e Taíle Guerreiro
Apresentação slide:
Disponível também em: Aceleradores de partículas.


Diante da apresentação realizada em sala de aula acerca dos aceleradores de partículas elaboramos os seguintes questionamentos abertos a discussão:

1) Ao contrário do Linac, o ciclotron definiu-se por órbitas circulares, trajetórias em seu interior, geradas por eletroímãs dispostos em forma circular no acelerador. Deste modo identifique as forças que atuam no ciclotron durante seu funcionamento explicando sua ação em relação a partícula.


2) Os raios catódicos possuem uma propriedade que auxilia a entender as colisões das partículas em um acelerador. Qual seria essa propriedade e qual a real colaboração da mesma nos aceleradores de partículas?


3) Foram apresentadas as partículas fundamentais e como os diferentes tipos de aceleradores funcionam, assim como seu objetivo, com base no seminário diga qual é o objetivo principal do acelerador de partículas e como é o processo de estudo dos resultados obtidos.

EXPERIMENTO DE MILIKAN – EXPERIÊNCIA DA GOTA DE ÓLEO



Se você tem curiosidade em saber como e quem conseguiu descobrir a carga elétrica do elétron tenha certeza, esse é o lugar certo!

Para que você consiga responder as questões propostas veja os materiais disponíveis nos links abaixo.
                 Nosso slide da Apresentação em sala.
                 Nosso Vídeo Introdutório
                Vídeo do Experimento da Gota de Óleo. 


Questões Propostas

1 – Sabe-se que o nome de Robert Milikan tornou-se sinônimo de progresso cientifico pela descoberta da carga elementar do elétron. Como Milikan chegou à conclusão de que tal valor seria 1,6x10-19 C? Explique, ressaltando a importância de Towsend, Wilson e, sobretudo de Thomson para a consolidação dessa descoberta. 

2 – A experiência da gota de óleo foi realizada para medir a carga elétrica do elétron e consistia no estudo de gotas eletrificadas sob ação da gravidade e sob um campo elétrico. Nesse experimento, Milikan observou através do microscópio que, estando entre duas placas de metais, algumas gotículas subiam, enquanto outras desciam. Explique o movimento desordenado das gotículas de óleo.

3 – O que a experiência da gota de óleo permitiu a Milikan concluir sobre a carga elétrica? Explique. 


Equipe: Ariana Mota, Priscila Silva, Nádia Morais, Ramona Carvalho e Suélen Costa.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Experimento de Michelson e Morley


Postagem de Jilvana Ferreira, Jociene Vieira, Larisse Pereira, Leidiane Santos e Tainara Santos.


    

QUESTÕES PROPOSTAS:

1. No contexto histórico do experimento de Michelson- Morley a física clássica havia chegado ao seu estado absoluto - ou seja, os físicos achavam que não havia mais nada para se descobrir e adicionar. Uma destas idéias era a do Éter. Diante do contexto da época - final do século XIX, explique o que é o Éter.

2. O objetivo principal do experimento de Michelson-Morley fora comprovar a existência do Éter – elemento de alto cunho filosófico utilizado para substituir a idéia do vácuo, no entanto ocorreu o inverso: fora comprovado que, verdadeiramente, a idéia do éter é equivocada. Entretanto, não se pode considerar que foi um fracasso, pois, em contrapartida, certificou que a velocidade da luz é invariável - não modifica por conta do referencial. Explique, exemplificando através do experimento, como foi possível observar esta invariância.


3. Na época do experimento de michelson-morley, acreditava-se que a luza era apenas onda e, portanto não poderia viajar em espaço vazio, por isso ir de encontro com a teoria aceita e, portanto era necessária a presença do éter no espaço, a partir explique qual é conceitue ondas levando em consideração a necessidade da existência de uma meio para estas viajarem pelo espaço ?



- Dúvidas? Confira nosso slide!


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Motores Elétricos - Vídeo Aula

Atenção!
Já está disponível o primeiro vídeo aula referente ao funcionamento dos motores eletricos.
Não percam!

Clique Aqui para assisitr.



Imagem 1 - Representação de um motor elétrico (http://www.feiradeciencias.com.br/sala22/motor_teoria1.asp)



Elaborado pelos Alunos: ARTHUR ESDRAS, LUCAS ROCHA, LUIZ GOMES E TINA MARA.

http://www.youtube.com/watch?v=MgOnWwbeAJo&feature=youtu.be

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Linhas de força do campo magnético em imãs

                                                   Imagem 1 - Imã em formato de "U" - Acervo do grupo


Como podemos fazer para descobrir os pólos de um imã?
Imãs de formatos diferentes tem comportamento igual?
Como são a linhas de força do campo magnético em imãs?


Estas perguntas simples confundem-nos constantemente e são princípios importantes para se compreender o eletromagnetismo. Para esclarecermos esses questionamentos realizamos uma experiência na qual vocês conferem a seguir.





Clique AQUI para ter acesso ao vídeo relatório do experimento.

Papo Ciência - Indução eletromagnetica

           



      
         O Papo Ciência começa suas novas experiências, agora audio-visual. Na tentativa de ter a opinião do senso comum antes de começar a desenvolver toda a explanação teórica sobre um fenômeno físico observado nos laboratórios, foi feita a seguinte pergunta: Um imã pode gerar uma corrente elétrica?. Vamos então vê o que as pessoas disseram. Mas antes, você acha que um imã pode gerar uma corrente? Comente, discuta conosco.

A todos, fiquem a vontade para comentar.

          Atendente: Por favor, fique a vontade para clicar aqui para que possa assistir o novo vídeo. Obrigado pela preferência. A TI e Física agradece e tenha um(a) boa (bom) dia, tarde, noite.

OBS.: O Audio está com baixa qualidade devido ao eco gerado pela sala, pedimos desculpas.

Componentes: Gabriel Oliveira, Gustavo Almeida, Lucas Almeida, Taile Guerreiro.


EXPERIMENTO: Pólo magnético de um solenoide

Por: Gabriel Gomes, José Ricardo, Raniere Costa e Ruan Vieira.

O vídeo relatório apresentado aqui foi produzido em laboratório, para explicar o comportamento dos polos magnéticos em um solenoide.


REFERÊNCIA:
http://efisica.if.usp.br/eletricidade/basico/campo_corrente/cap14_04/


Experimento de Oersted


Por: Ariana Mota, Priscila Silva, Ramona Carvalho, Nadia Vilas Boas e Suélen Costa

É disponibilizado aqui o vídeo relatório sobre o experimento de Oersted, que descreve a interação entre um fio condutor, uma corrente elétrica e a bússola.


Click AQUI e assista ao vídeo 

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Polos do Imã

Postado por: Leidiane Santos, Jefferson Brito, Laís Pâmela e Pâmela Oliveira.


Este vídeo tem como objetivo mostrar os polos dos imãs, a partir dos experimentos laboratoriais. 



Para informações complementares clique aqui: