Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Você, os aparelhos e a resistência.


Pense nisso: "O tamanho das coisas está além do alcance de seus olhos, nos limites de seus pensamentos. A ideia, nasce e morre sufocada pela descrença ou nasce e floresce como a vida."
L.A.Silva 



            Quando crianças, não só quando crianças quando adultos também, nós paramos frente a uma tomada e perguntamos: Como será que isso funciona? Pensamos, por que uma tomada é 110 e outra é 220? Qual a diferença? Sabe o porquê das crianças?! Aquelas curiosidades, pois bem, nós queremos entrar no meio: Por que eu consigo ter minha televisão, meu aparelho de som e até mesmo o computador ligados ao mesmo tempo? De que forma se consegui fazer isso? 

         O que queremos tratar aqui é alguns conceitos e relatos sobre o experiências adquiridas em laboratórios escolares, sobre a resistencia, materias ôhmicos. Não se assustem, com a leitura você vai ter noção do que se trata.

                                      Continue lendo aqui
              E se você acha que só ficamos nos ôhmicos, vamos para os não - ôhmicos. Quer saber mais, continue lendo e descubrirá diferenças entre esses dois tipos de resistores. 

                                                                                                                                   Continue lendo Aqui

              Só pra você não ficar na curiosidade de quais foram os reais equipamentos usados, nós trouxemos para você os mesmo:


                                                                       Multimetro .

                                            Painel acrílico de associação de resistores Amorim.







 Lucas Rocha entre o miliampérimetro e o Amperimetro


 Tina ligando a fonte do nosso circuito.



Postado por: Lucas Almeida, Lucas Rocha, Luiz Gomes e Tina Mara

domingo, 24 de julho de 2011

Aula no laboratório

Por: Gabriel Gomes, José Ricardo, Leidiane Santos, Raniere Costa e Ruan Vieira

      Olá visitante, para vocês que tem interesse em física, essa aula de laboratório pode ser útil para adquirir conhecimentos sobre  campo elétrico, linha de força, diferença de potencial elétrico, resistência, entre outros. Para isso realizamos 2 experimentos no dia 15 de julho.
      Com o primeiro experimento conseguimos identificar um resistor ôhmico, construir a curva característica de um resistor ôhmico e determinar a relação entre a diferença de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade de corrente que circula pelo mesmo.
      Com a produção do segundo experimento aprendemos a manusear o voltímetro, o amperímetro e tambéns suas versões standard. Com esse experimento dois, também conseguimos construir a curva característica de um resistor não-ôhmico.


Ferramentas base do experimento

Deseja acompanhar os experimentos? Então clique aqui

A lei de Ohm e sua contrapartida (resistências não ôhmicas)- Atualizado.

Postagem de Jilvana, Jociene, Larisse, Tainara e Taíle.


Você sabe medir a DDP - diferença de potencial- na sua própria tomada? Assista o vídeo abaixo e você descobrirá como!






Mas, afinal, o que tem a ver tensão - diferença de potencial- com a corrente elétrica? Georg Ohm respondeu isso muito bem com sua lei e nós vamos demonstrá-la experimentalmente. Nesse experimento, utilizamos o multímetro - equipamento utilizado para medir grandezas elétricas como, por exemplo, tensão e corrente. Para melhor esclarecimento, leia um pouco mais sobre as resistências ôhmicas - que obedecem a lei de Ohm.

No entanto, existem resistências que não obedecem a lei de Ohm, ou seja, variam a depender da DDP e da corrente. Assista o vídeo e veja um exemplo delas.





Vídeo corrigido. Assista e confira!

Após assistir o vídeo, você deve ter se perguntado: O que mudou no circuito com a adição da lâmpada? Clique aqui e conheça.


Figura 1: O dedo e a lâmpada.





Aula no Laboratório !

Vamos verificar se existe alguma relação entre Diferença de Potencial, Lei de Ohm, resistência e corrente? 


Imagens do Experimento:





Vídeo explicando a Lei de Ohm.



Verifique aqui relação entre Diferença de Potencial, Lei de Ohm, resistência e corrente!



Gabriel Oliveira, Jefferson Brito, Laís Pâmela e Pâmela Oliveira.

Experimentos da 2º unidade

Equipe: Andreza Pires, Arthur Esdras, Debora Rezende, Jade Saba e Lucas Moura

confira nosso trab clicando aqui

Resistência Ôhmicas e não-Ôhmicas: A lei de Ohm e suas contradições


   Por: Ariana Mota, Nádia Vilas Boas, Priscila Silva, Suélen Costa e Ramona Carvalho.

  Diante da experiência realizada no laboratório tivemos a oportunidade de estudar conceitos relacionados a campo elétrico, resistência, diferença de potencial elétrico aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade da corrente que circula pelo mesmo. Aprendemos a manusear um voltímetro, amperímetro, multímetro e a identificar um resistor ôhmico, não ôhmico e seus respectivos gráficos característicos. Mas e você?!  Sabe a diferença existente entre potencial elétrico e corrente?  E se formos um pouco mais além? Saberia dizer a relação existente entre resistores ôhmicos e não ôhmicos?

Assista o vídeo e fique por dentro da diferença entre resistores ôhmicos e não ôhmicos.
     
Ficou interessado e quer se aprofundar no assunto? Veja aqui nossos experimentos

terça-feira, 12 de julho de 2011

Ampere





                    Quando se estuda física, a todo momentos nos perguntamos, quem fez isso? Como ele fez? Como será que um físico desenvolveu tal processo e hipotese que pôde ser concretizada? São N perguntas que ficam na cabeça de todos quando estudam física. Para tentar tirar um pouco dessas duvidas sobre um físico importante Ampere, nós postamos, uma breve biografia, além de seus estudos que influenciaram na eletricidade. Você quer realmente saber sobre Ampere, click no link e divirta-se.


Continue lendo sobre o Ampere : clique_aqui.

domingo, 10 de julho de 2011

Joule e o estudo do calor


Por: Gabriel Gomes, José Ricardo, Leidiane Santos, Raniere Costa e Ruan Vieira.

James Prescott Joule foi um físico britânico que nasceu e morreu na Inglaterra, nas respectivas datas de 24 de dezembro de 1818 – 11 de outubro de 1889.
Ele era filho de Benjamin Joule, um rico cervejeiro. Estudou com John Dalton, que o influenciou bastante quanto à adoração pela ciência. Uma curiosidade é que ele era fascinado por eletricidade, e juntamente ao seu irmão faziam experiências dando choques elétricos em si e nos empregados da família.

Para continuar lendo clique AQUI!


Abaixo um breve histórico da vida de Joule


Thomas Edison, o gênio da lâmpada.

Você sabe quem inventou a lâmpada que hoje ilumina sua casa? 



Nascido em Milan, cidadezinha no estado americano de Ohio, próximo à fronteira do Canadá, Thomas Edison foi o gênio que inventou a lâmpada e trouxe a civilização da Era do Vapor para a Era da Eletricidade. Decididamente, Thomas não era tão gênio assim quando criança, se recusava a decorar as lições e era um menino um tanto quanto travesso. E para completar, tinha problemas de audição.  
Clique aqui e continue lendo... 


Para mais informações, vídeos:

Vídeo 1:


Funcionamento da Lampada Incandescente


Vídeo 2:


Funcionamento da Lampada Fluorescente


Vídeo 3:




Vídeo 4:

Georg Simon Ohm


Postagem de Jilvana, Jociene, Larisse, Tainara e Taíle.








<http://4.bp.blogspot.com/_NdPl3casSVs/TRB4kKLz70I/AAAAAAAAA6s/sHFZo6eOtgk/s1600/tackle_narrowweb__300x431%252C0.jpg>


Antes de iniciarmos nossa passagem pela a vida de Georg Simon Ohm, olhe bem essa foto. Você deve estar se perguntando: "O que isso tem a ver com o Ohm?" ou "É física ou futebol americano?". Mas não se engane, essa imagem é uma ótima analogia para o que Georg Simon chamou de resistência elétrica.
A resistência é - de maneira geral - uma grandeza que expressa a capacidade que determinado material  possui contra a passagem da corrente elétrica. Certamente, os moços que estão exercendo resistência terão a capacidade de impedir a passagem do adversário, no entanto, se hipoteticamente fosse o inverso, provavelmente pelo menos um jogador conseguiria passar. Na física, de modo semelhante isso acontece, a resistência limita a passagem da corrente, não necessariamente impede a passagem da corrente em sua totalidade. No entanto, restringir o conceito de resistência a somente oposição à passagem da corrente não é   o adequado, porquanto a resistência pode variar também de acordo com o número de portadores de carga contidos no material, ou seja, quanto maior o número de portadores de cargas, melhor será realizada a passagem da corrente e, portanto, menor será a resistência. Os usufruidores de cargas podem ser comparados com bolas de gude que, em maior quantidade, fluem melhor numa ladeira, por exemplo. Semelhantemente é a corrente, se houveram mais portadores de cargas, sua fluidez será facilitada.
Em experimentos laboratoriais, Georg Simon analisou o processo de oposição à corrente num circuito elétrico e enunciou duas leis que conseguem mensurar o grau de resistência elétrica de um material num circuito elétrico. Tais leis são a Primeira Lei de Ohm e a Segunda Lei de Ohm. A primeira propicia a cálculo do grau de resistência num circuito elétrico e a posterior supre a questão da especificidade de cada material exercedor de resistência.

Gostou de Georg Simon? Clique aqui!



<http://mariocampello.files.wordpress.com/2011/06/bolinha_de_gude-207-1.jpg>

 <http://www.ssplprints.com/lowres/43/main/11/89921.jpg>



Luigi Galvani



Equipe: Andreza Pires, Arthur Esdras, Debora Rezende, Jade Saba e Lucas Moura


A equipe optou por fazer um trabalho diferenciado, uma entrevida com Luigi Galvani. Essa entrevista é de caráter puramente fictício. Ainda que os fatos contidos nela sejam verídicos, as falas atribuídas à “Luigi Galvani” foram criadas pela equipe, na tentativa de atribuir uma dinâmica a mais em um trabalho de pesquisa e construção de biografia.




Para conferir nosso trabalho clique AQUI

sábado, 9 de julho de 2011

Alexandre Volta: É por causa dele que temos a pilha hoje!


Alessandro Volta nasceu em Como, na Itália. Em 1780, Volta mostrou que a origem da corrente elétrica, descoberta por Luigi Galvani, não estava nos seres vivos, mas sim no contato entre dois metais diferentes num meio ionizado. Volta contrariava assim as afirmações de Galvani apoiadas em experiências com órgãos de animais e eletricidade. Decorrente destas suas investigações construiu as primeiras pilhas químicas no final do século XVIII, marcando o início do estudo da eletricidade e dos circuitos elétricos. Estes estudos foram às bases do rápido desenvolvimento da teoria eletromagnética nas décadas seguintes. Volta também descobriu e isolou o gás metano e inventou o eletróforo, aparelho que permite produzir cargas eletrostáticas por atrito. Em 1801 fez uma demonstração da pilha química a Napoleão, que o condecorou com o título de conde.



Continue lendo
Construa a sua pilha também!

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Vamos brincar de aprender Física !


Laís Pâmela, Lucas Rocha, Pâmela Oliveira, Leidiane Santos e Tina Mara responsabilizam-se por deixar seus cabelos em pé. Vamos brincar de aprender física ! 

Já parou alguma vez pra se perguntar como os fenômenos que envolvem a Eletricidade são fascinantes? Eles são muito comuns no nosso dia-a-dia. Você sabia que as reações químicas ocorrem por efeito de forças elétricas? É, verdade! É por meio de impulsos elétricos, também que os nervos percorrem o nosso cérebro, dando ordens aos nossos músculos, e as informações captadas por nossos sentidos são enviadas ao nosso cérebro por meio de impulsos elétricos também, não é interessante? É muito legal perceber que a eletricidade está em situações e locais que nem imaginamos. 


Vamos confessar: os raios não são lindos? São né? Os povos antigos tinham muito medo deles, o que não sabiam é que eram descargas elétricas que ocorrem entre nuvens ou entre uma nuvem e a Terra, portanto não existe nada de sobrenatural nele, a Física explica ! 

Tenho certeza que você ficou curioso para saber de onde vem o raio e o trovão não? 
Selecionamos um vídeo que pode te dar toda a explicação que você precisa. 


Se você é uma pessoa curiosa, como nós, então poderá olhar os outros vídeos que selecionamos para você. São grandes, mas são legais e falam sobre os relâmpagos, trovões e raios, você não vai perder né? Eles passaram no Discovery Channel, aquele canal famoso, com certeza você deve conhecê-ló!  Depois que assisti-ló tenho certeza que ficará sabendo de tudo sobre os raios. 

Cansados de curiosidades? Não né? Essas situações que a Eletricidade está envolvida nos fascina. Trazemos agora, sobre os raios solares. Acredite, o campo magnético terrestre protege o nosso planeta dos raios solares e dos raios cósmicos. Fala sério, tenho certeza que você nem imagina isso não é? Pois bem, nós também nem sabíamos, mas a Física nos explica tudo. Clique aqui para saber mais. 



Tivemos a sorte de fazer um laboratório, orientado pelo professor Dielson, no qual fizemos diversas experiências, para saber mais dela, clique aqui. E além disso, trouxemos para você toda a evolução da eletricidade, clique aqui
Esperamos que após ler esse post, posso compartilhar com seus amigos todos os conhecimentos adquiridos.